08tohkun: Diário de um Aspirante a Design de Games - Parte 1

Diário de um Aspirante a Design de Games - Parte 1













Desculpem a falta de postagens, mas desde que chegamos em 2014 muita coisa mudou na minha vida e acabei por dar muitos tropeços e viradas incríveis, bom virando a página, hoje vou começar uma série de posts interessantes sobre mim, sim, sobre mim. O que eu quero passar com este tipo de post? Como o título diz, tentarei me tornar um design de games e vou ficar postando aqui semanalmente o progresso dessa caminhada. Quem quiser me acompanhar nesta jornada e só ler tudo que contarei aqui toda quinta aqui neste site.


Bom, primeiro deixe-me apresentar, meu nome é Leandro Lima tenho 24 anos e sou formado em Design Gráfico, creio que já passei por uma etapa para me tornar um designer de games. Vocês podem pensar, "nossa 24 anos", sim 24 e já indo fazer 25 anos agora em março, porém terei todo este ano para evoluir como nunca para alcançar este objetivo.
Sou habilidoso com softwares como Photoshop, Corel Draw, Ilustrator, InDesign, Camtasia, Corel Vídeo entre outros. Tudo aprendido por conta do curso de Design Gráfico que fiz, afinal, eu moro em uma cidade bem pequena em que oportunidades são raras (para quem estiver curioso, moro em Aracaju).

Eu sei que perdi muito tempo de minha vida com besteiras e futilidades e agora formado tentarei recuperar o tempo perdido ao máximo com muito trabalho e esforço. Antes de começar a me desenvolver nesta área acabei vendo um vídeo que ilustra mais ou menos como é esta maravilhosa indústria de games. Só conheci este vídeo graças à um amigo.



Bom, depois de ter visto este vídeo é sábio dizer que não apenas a indústria de jogos é assim, quase todas são assim, você tem realmente que dar seu couro em tudo que você for tentar fazer, a ilusão da maioria das pessoas deve ser pelo fato de esta indústria envolver jogos e assim acham que ela é divertida, pode sim ser divertida em alguns aspectos mas não em todos.

Depois de ter visto este vídeo eu quero mais do que nunca me tornar um designer de jogos, mas como eu irei fazer isto? Bom, eu nunca fiz um game antes, não sei programar, não sei fazer modelagem 3D, sim, estou atrasado eu sei mas o que eu poderia fazer? Até antes eu apenas estudava, fazia minhas coisas e trabalhava em escritórios de design criando campanhas de marketing entre outras coisas.

Eu possuo dois sonhos, o primeiro e o que creio eu esteja mais perto de se concretizar e o de me tornar um escritor, estou com um livro parcialmente pronto, assim que termina-lo irei registrar e enviar à editoras. O segundo, criar jogos, sim, assim como o robôzinho do vídeo eu possuo muitas ideias, porém diferente dele eu pensei em como o sistema do jogo funcionaria, pensei em tudo, gameplay, som, mecânica, visual, roteiro.

Mas eu sei que só isso não ajuda. Mas enfim, vamos ao trabalho, antes de chegar próxima quinta eu tenho que fazer algo para postar este diário novamente. Já que eu nunca fiz nada vamos ver o que eu "tenho" que aprender até poder me tornar um bom designer de jogos:


Fiz esta tabela acima para eu me programar direito a saber o que preciso aprender de softwares para me aprimorar neste mundo, bom, aí é uma tabela inicial, não dúvido que mais coisas vão surgir aí, mas começarei nesta ordem. Primeiramente irei aprender (finalmente) a mexer no RPG Maker, ele é um bom software para iniciantes e como eu nunca mexi nele, irei ver sua programação. Ao mesmo tempo que irei mexer no Maker irei me aprimorar na edição de imagens no Photoshop, muitos estúdios usam o Photoshop hoje em dia, terei que estar preparado para várias áreas neste mercado.

Bom, o que planejo além de tudo que citei acima? A partir da metade deste ano estarei entrando em um curso de programação aqui em minha cidade, ele durará 2 anos, o que me dará tempo para juntar dinheiro e fazer uma 2º graduação em design de jogos em São Paulo ou no Rio de Janeiro, caso eu não consiga tentarei entrar em alguma das escolas de games como a Saga. Bom, são planos para quando eu tiver dinheiro, até lá, enquanto estudo, estarei começando em um novo emprego nesta sexta (dia 31) e com meu trabalho como designer.

Agradeço por terem lido e até a próxima quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário